Análise Independente de Boas Práticas de ESG​

Desenvolvemos e aplicamos metodologia para avaliação independente sobre a posição relativa de uma empresa com relação à adoção de melhores práticas Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa (ESG). ​
Para tanto buscamos um parceiro experiente (PROWA) para em conjunto com a BR Rating desenvolver esta metodologia única e diferenciada do mercado.


ESG – A Sustentabilidade Corporativa na visão do Mercado Financeiro​​

A história do investimento do ESG começou em janeiro de 2004, quando o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan escreveu a mais de 50 CEOs de grandes instituições financeiras, convidando-os a participar de uma iniciativa conjunta sob os auspícios do Pacto Global da ONU e com o apoio da International Finance Corporation (IFC) e do Governo suíço. O objetivo da iniciativa foi encontrar formas de integrar o ESG no mercado de capitais. Um ano depois, essa iniciativa produziu um relatório intitulado “Quem Cuida Ganha“ (tradução livre), com Ivo Knoepfel como autor.​

Quando se fala em aspectos ESG se fala de uma perspectiva integrada, seja de planejamento, gestão, práticas ou de comunicação, dos aspectos socioambientais e de governança aos aspectos econômico-financeiros, associando as práticas de sustentabilidade ao core business e ao valor do negócio.​


Objetivos

Avaliar e qualificar o grau de maturidade de ESG em diferentes empresas, gerando oportunidades de criação de valor​

Identificar aspectos positivos e melhorias no sistema de gestão de riscos econômicos e socioambientais da organização

Compreender como a administração está tratando as questões socio-ambientais que afetam a sociedade, governos, partes interessadas e comunidades

Identificar os principais gaps na organização para elevar seu estágio de maturidade no tocante a questões sociais, ambientais e de governança


ESG como Geração de Valor​

Embora os fatores ESG às vezes sejam chamados de não financeiros, a forma como uma empresa os gerencia, sem dúvida, tem consequências financeiras mensuráveis. ESG cria valor considerando 3 pontos fundamentais:​

CRESCIMENTO DE RECEITA

Reputação Confiança e Relevância Lealdade do Consumidor​
Nova atração do consumidor Inovação​
Diferenciação de Mercado
Competitividade

Logo Natura

US$ 11.7 bilhões market cap​ +98% crescimento anual​

RENTABILIDADE

Eficiência operacional Redução de Custos Melhoria continua​
Prevenção de ativos perdidos
Internalização de custos externalizados (por exemplo, EPR, taxação de carbono)​

Algar Telecom

Referência em ESG no setor por sete anos (Exame) e em inovação

CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS​

Gerenciamento de riscos
Melhor relacionamento com as​ partes interessadas / licença social para operar​
Conformidade
Futura Retenção e atração de funcionários

Gerdau logo

Verticais estratégicas em Construção, Sustentabilidade & Mobilidade

Para investidores com foco em resultados ESG em retornos expressivos, melhor gestão de risco e estratégias alinhadas com as prioridades dos beneficiários e partes interessadas


Metodologia de Avaliação do ESG – Fundamentação

Metodologia proprietária para fazer avaliação independente sobre adoção de boas práticas em ESG com base nas principais referências internacionais e nacionais

Metodologia proprietária

ESTABELECER​ O CONTEXTO

  • Reunião com Presidente Conselho de Administração / Diretor-Presidente​
  • Principais questões de ESG​
  • Objetivos, escopo e prazos

APLICAR FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO ESG​

    • Aplicação de Ferramenta de Diagnóstico Proprietária​
    • Entrevistas​
    • Data Room
    • Identificar as principais questões ESG

AVALIAÇÃO & PRIORIZAÇÂO ESG​

    • Análise de Materialidade ESG​
    • Decisões de Negócio impactadas
    • Critérios e Métricas para Priorizar Riscos e Impacto

COMUNICAR RESULTADOS

    • Relatório Final​
    • Maturidade de Gestão ESG na organização
    • Análise de Benefícios se Riscos e Oportunidades ESG forem endereçados

Nossa solução – Nível de Maturidade ESG​

Unindo Modelos de Maturidade em Sustentabilidade Corporativa e as ferramentas atuais de implementação, gestão e​ reporte de sustentabilidade é possível se alcançar um bom diagnóstico sobre o nível de maturidade da organização com relação às práticas ESG, úteis tanto no processo de planejamento estratégico quanto na implantação de práticas e​ clareza de comunicação perante a públicos de interesse.​

1

Incipiente

  • Práticas básicas​
  • Abordagem informal e não estruturada
  • Sem clareza do valor para ​o negócio
  • Questões concentradas isoladamente em departamentos
  • Licença Social: Legitimidade frágil
2

Intermediário

  • Práticas intermediárias​
  • Abordagem formal e estruturada​
  • Perspectiva de risco ao negócio​
  • Questões tratadas em comitês​
  • Licença Social: Legitimidade
3

Maduro

  • Boas práticas internacionais​
  • Abordagem sistemática (melhoria performance)
  • Captura de valor ao negócio​
  • Questões transversais ao negócio
  • Licença Social: Credibilidade
4

Liderança

  • Reconhecida como referência no mercado​
  • Abordagem estratégia e inovadora​
  • Direcionadora ao negócio​
  • Muda o mercado e contexto social
  • Licença Social: Confiança