Análise Independente de Boas Práticas de ESG
Desenvolvemos e aplicamos metodologia para avaliação independente sobre a posição relativa de uma empresa com relação à adoção de melhores práticas Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa (ESG).
Para tanto buscamos um parceiro experiente (PROWA) para em conjunto com a BR Rating desenvolver esta metodologia única e diferenciada do mercado.
ESG – A Sustentabilidade Corporativa na visão do Mercado Financeiro
A história do investimento do ESG começou em janeiro de 2004, quando o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan escreveu a mais de 50 CEOs de grandes instituições financeiras, convidando-os a participar de uma iniciativa conjunta sob os auspícios do Pacto Global da ONU e com o apoio da International Finance Corporation (IFC) e do Governo suíço. O objetivo da iniciativa foi encontrar formas de integrar o ESG no mercado de capitais. Um ano depois, essa iniciativa produziu um relatório intitulado “Quem Cuida Ganha“ (tradução livre), com Ivo Knoepfel como autor.
Quando se fala em aspectos ESG se fala de uma perspectiva integrada, seja de planejamento, gestão, práticas ou de comunicação, dos aspectos socioambientais e de governança aos aspectos econômico-financeiros, associando as práticas de sustentabilidade ao core business e ao valor do negócio.
Objetivos
Avaliar e qualificar o grau de maturidade de ESG em diferentes empresas, gerando oportunidades de criação de valor
Identificar aspectos positivos e melhorias no sistema de gestão de riscos econômicos e socioambientais da organização
Compreender como a administração está tratando as questões socio-ambientais que afetam a sociedade, governos, partes interessadas e comunidades
Identificar os principais gaps na organização para elevar seu estágio de maturidade no tocante a questões sociais, ambientais e de governança
ESG como Geração de Valor
Embora os fatores ESG às vezes sejam chamados de não financeiros, a forma como uma empresa os gerencia, sem dúvida, tem consequências financeiras mensuráveis. ESG cria valor considerando 3 pontos fundamentais:
CRESCIMENTO DE RECEITA
Reputação Confiança e Relevância Lealdade do Consumidor
Nova atração do consumidor Inovação
Diferenciação de Mercado
Competitividade
US$ 11.7 bilhões market cap +98% crescimento anual
RENTABILIDADE
Eficiência operacional Redução de Custos Melhoria continua
Prevenção de ativos perdidos
Internalização de custos externalizados (por exemplo, EPR, taxação de carbono)
Referência em ESG no setor por sete anos (Exame) e em inovação
CONTINUIDADE DOS NEGÓCIOS
Gerenciamento de riscos
Melhor relacionamento com as partes interessadas / licença social para operar
Conformidade
Futura Retenção e atração de funcionários
Verticais estratégicas em Construção, Sustentabilidade & Mobilidade
Para investidores com foco em resultados ESG em retornos expressivos, melhor gestão de risco e estratégias alinhadas com as prioridades dos beneficiários e partes interessadas
Metodologia de Avaliação do ESG – Fundamentação
Metodologia proprietária para fazer avaliação independente sobre adoção de boas práticas em ESG com base nas principais referências internacionais e nacionais
Metodologia proprietária
ESTABELECER O CONTEXTO
- Reunião com Presidente Conselho de Administração / Diretor-Presidente
- Principais questões de ESG
- Objetivos, escopo e prazos
APLICAR FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO ESG
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- Aplicação de Ferramenta de Diagnóstico Proprietária
- Entrevistas
- Data Room
- Identificar as principais questões ESG
AVALIAÇÃO & PRIORIZAÇÂO ESG
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- Análise de Materialidade ESG
- Decisões de Negócio impactadas
- Critérios e Métricas para Priorizar Riscos e Impacto
COMUNICAR RESULTADOS
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- Relatório Final
- Maturidade de Gestão ESG na organização
- Análise de Benefícios se Riscos e Oportunidades ESG forem endereçados
Nossa solução – Nível de Maturidade ESG
Unindo Modelos de Maturidade em Sustentabilidade Corporativa e as ferramentas atuais de implementação, gestão e reporte de sustentabilidade é possível se alcançar um bom diagnóstico sobre o nível de maturidade da organização com relação às práticas ESG, úteis tanto no processo de planejamento estratégico quanto na implantação de práticas e clareza de comunicação perante a públicos de interesse.
Incipiente
- Práticas básicas
- Abordagem informal e não estruturada
- Sem clareza do valor para o negócio
- Questões concentradas isoladamente em departamentos
- Licença Social: Legitimidade frágil
Intermediário
- Práticas intermediárias
- Abordagem formal e estruturada
- Perspectiva de risco ao negócio
- Questões tratadas em comitês
- Licença Social: Legitimidade
Maduro
- Boas práticas internacionais
- Abordagem sistemática (melhoria performance)
- Captura de valor ao negócio
- Questões transversais ao negócio
- Licença Social: Credibilidade
Liderança
- Reconhecida como referência no mercado
- Abordagem estratégia e inovadora
- Direcionadora ao negócio
- Muda o mercado e contexto social
- Licença Social: Confiança